quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Alô 3Ano - dicas sobre o projeto

Sugestões do que vocês precisam saber explicar a respeito de cada tema escolhido, para o projeto Alimentação Saudável

Transgênicos .
Precisam saber:
Significado, a ciência que trata deste assunto; relação da pesquisa com a química orgânica; alimentos trangênicos á venda, atualidades em transgenicos no Brasil e na Bahia, lei no Brasil que regula sua produção, vantagens e desvantagens, polémicas sobre eles, opiniões do grupo, relação entre este conteúdo e o conteúdo da novela do canal 5( caminhos do coraçao), das 22h : tabelas de produtos transgênicos e empresas, e tudo que o grupo achar interessante. ......
Agrotóxicos.
O que precisam saber:
Significado, falar dos pesticidas e herbicidas, nomes de alguns agrotóxicos mais usado na agricultura brasileira, que ação os agricultores devem desenvolverem para seu emprego correto, benefícios para as lavouras, malefícios no mau uso, o que fazer com suas embalagens vazias, tabelas mostrando os alimentos com mais agrotóxicos, como diminuir os mesmo na alimentação, onde se concentram mais :na polpa ou na casca dos frutos, como diminuir os excessos presentes em alguns alimentos, especial atenção para o mosquito da dengue ..... ......

Alimentação Alternativa.
O que precisam saber após sua pesquisa:
O que significa? qual sua função?; numerar as vantagens e desvantagens destes conhecimentos na comunidade em que vivem; se está relacionada com o desperdício, como? A quem interessa a divulgação desta pesquisa?
Nutrientes basicos ( proteinas, carboidratos e lipídios)na alimentação.
O que aprender:
conceituar cada um, dar a importância dos carboidratos, proteínas e lipídios; suas calorias por grama; diferenciar lipidios de gorduras, identificar e explicar os melhores óleos para a saude; fontes fornecedoras dos três tipos dos nutrientes em tabela; problemas que a ausência prolongada destes nutrientes causam ao organismo; importância de um cardápio balanceado;
identificar que alimentos são reguladores, construtores, mais energéticos; produzir a pirâmide alimentar e explicá-la e o que vocês acharem interessante......
Nutrientes: Vitaminas , Sais minerais e a água na alimentação saudável.
O que precisam conhecer:
o significado de cada tipos de nutrientes; tabela com os elementos químicos importante para o homem e as vitaminas acompanhadas das fontes fornecedoras , sua função no organismo, males devido a falta ou o excesso, água no corpo, sua impotância na saude, sua falta no organismo o que poderá provocar; o que fazer para o não desperdício da mesma no dia a dia; e o que encontrarem de interessante....
Fitoquímicos.
O que são?, onde estão presentes? sua importância na saúde; as receitas e uso dos chás na comunidade (resgatando sua história); diferenciar o conhecimento popular do conhecimento científico; produzir tabelas e explicá-las ( nome do fitoquímico x planta x cura ) ; diferenciar o uso de: infusão, tintura e emplastos. e o que acharem interessante durante a pesquisa......
Alimentos que curam.
conteúdo teórico a saber: ( vocês devem pesquisar em frutas e legumes os fitoquimicos)
Onde encontrá-los?, importância na alimentaçao?, o que cada substância pode curar? construçao de tabelas como: nome da substância que cura x fonte fornecedora x doença que pode ser curada, e o que encontrarem de interessante saber.
Alimentos compatíveis e imcompatíveis:
Quem desenvolveu a pesquisa destes alimentos, o que significam?; qual a importância para a sua saúde, que alimentos se tornam ácidos quais se tornam basicos ao serem ingeridos? que alimentos são conpatíveis quais sao imcompatíveis? o que podem causar a mistura errada destes alimentos? que vantagens e desvantagens eles podem trazer numa boa dieta ? e tudo que acharem de interessante como conhecimentos para o grupo .......
Estou esperando o comentário de cada grupo no meu blog.